Intradermoterapia: Entenda quais as indicações e seus benefícios

Soro da beleza, soroterapia, protocolos injetáveis, intradermoterapia, mesoterapia. Os nomes podem variar, mas o objetivo é o mesmo: a infiltração de medicamentos na derme ou no tecido subcutâneo, por intermédio de uma agulha muito fina e delicada, promovendo a suplementação de vitaminas, antioxidantes.

A técnica possui diversas indicações: tratamentos de celulite, gordura localizada, estrias, flacidez, desvitalização da pele da face, redução da ansiedade, melhora no humor, além de aumento da libido e manutenção de massa magra. Se o paciente deseja auxílio no emagrecimento, por exemplo, o protocolo atua na aceleração do metabolismo, evita a absorção de carboidratos e inibição do apetite.

Todos os protocolos são individuais, prescritos de acordo com a necessidade, após consulta médica e exames detalhados, a fim de identificar quais nutrientes realmente precisam ser repostos no organismo. “Os protocolos são totalmente individualizados e elaborados de acordo com a indicação para cada paciente”, explica Dra. Esthela Oliveira, nutróloga especialista em medicina integrativa e referência na Intradermoterapia.

O procedimento pode ser administrado de diversas formas, por via oral, ou injetáveis. A aplicação injetável, seja ela endovenosa ou intramuscular, consiste em múltiplas micro-injeções aplicadas diretamente no local a ser tratado. Na maioria dos casos, imediatamente após a sessão, o cliente pode retornar às suas atividades diárias. O resultado das aplicações é mais rápido que outros tratamentos e podem ser percebidos logo na primeira aplicação.

A Intradermoterapia é contraindicada em casos de doenças de pele no local em que o produto será aplicado, para gestantes, lactantes, cardíacos, pacientes com doenças crônicas e também nos casos de alergia às substâncias que são utilizadas no processo. O tratamento é praticamente indolor, mas às vezes pode ocorrer vermelhidão nas regiões tratadas logo após as sessões, que passa espontaneamente depois de algumas horas.