Hemograma Completo, um exame simples que pode salvar vidas

Todos desejamos ter uma vida saudável, sem problemas, estresses ou dores pelo corpo. Naturalmente, para isso, buscamos meios que sejam benéficos para o nosso físico e para a nossa mente. E as ações mais simples podem ajudar e muito em nossa saúde. E alguns exemplos disso são: ter uma boa noite de sono, beber água, fazer exercício físico e ter uma alimentação saudável e balanceada.

Ter uma rotina equilibrada e que nos faça bem, não nos garante que teremos uma vida com 100% de saúde. O outro lado da moeda e que também é extremamente importante é um check-up em nosso corpo como prevenção de qualquer enfermidade que possa aparecer.

Consultas e exames não devem ser buscados somente quando algo está nos incomodando, mas que sejam realizados numa constância de pelo menos uma vez ao ano, para que possamos ter a certeza de que está tudo bem conosco. E um exame bastante conhecido pela população e que é pedido praticamente por todos os especialistas da medicina é o hemograma completo, um exame prático e considerado rápido, mas de extrema importância como indicativo para a nossa saúde.

Mas mesmo que seja um exame simples e que seja realizado constantemente pela população, o que se pode dizer sobre ele? Foi então que chamamos dois profissionais da Laboratório e Clínica San Moreno para explicar um pouco mais. A biomédica Taís Michele Chagas de Souza, analista clínica explica que o hemograma completo é um tipo de exame laboratorial que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: hemácias; leucócitos e plaquetas.

Mas quando esse exame é solicitado e os pacientes pegam os resultados, geralmente vem folhas e mais folhas, isso porque geralmente é acompanhado de outros exames de rotina. O médico generalista Eliezer Santino Neto fala que esse exame não deve ser levado na brincadeira, já que pode ajudar a diagnosticar doenças sérias como anemia, infecções virais, bacterianas e até mesmo leucemia, considerado o câncer do sangue, “outros exames devem ser realizados como complemento e que são tão importantes quanto, como por exemplo: o exame de ureia, creatinina, TGO, TGP, hemoglobina glicada, colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, TSH, T4 livre, bilirrubinas e ácido úrico. Todos eles realizados por uma simples coleta de sangue”.

“Cada tópico dentro do exame tem como objetivo mostrar os componentes em partes do sangue, que levará a uma análise criteriosa do profissional que solicitou para correlacionar tais tópicos, descartando ou auxiliando no fechamento clínico de algumas doenças.” Afirma a biomédica “além de ter a finalidade de confirmar ou indagar um diagnóstico, como monitorar algum tratamento que está sendo feito pelo paciente”.

Geralmente com resultados em até 24 horas. Não é necessário o jejum, porém é recomendado não ingerir bebidas alcoólicas 72 horas antes do exame e evitar exercícios físicos na véspera, já que o objetivo do preparo é evitar a desidratação. Para quem quer fazer o exame para saber como está a saúde basta ir em uma das unidades Laboratório e Clínica San Moreno e não precisa agendar. O funcionamento para exames acontece de Segunda a Sexta, das 6h30 até às 17h e aos Sábados das 6h30 até às 11h30.