Colesterol alto pode aumentar os riscos de infarto

Ketogenic low carbs diet - food selection on white wooden background. Balanced healthy organic ingredients of high content of fats. Nutrition for the heart and blood vessels. Meat, fish and vegetables.

O colesterol desempenha uma importante função no nosso corpo. A substância nada mais é do que uma gordura produzida pelo nosso organismo, sendo sua maior parte proveniente da alimentação. As principais atribuições é constituição de membranas das células e participação  de vitaminas, hormônios e ácidos biliares.

No entanto, os altos índices de colesterol no sangue representam o desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes. Segundo o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, cerca de 40%dos brasileiros têm colesterol alto e entre jovens, de 12 a 17 anos, a taxa é de 20%. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e essas enfermidades provocam, em média, 1.100 mortes por dia.

Os primeiros podem ser dores ou desconforto no peito. De acordo com o Ministério da Saúde, além das dores, a falta de ar e dores nas pernas ao caminhar, pele fria e palidez nos dedos podem indicar comprometimentos das artérias. O tratamento deve estar associado a mudança de estilo de vida e ter bons hábitos alimentares.

Dicas para evitar o colesterol alto:

  • Faça exercícios diariamente;
  • Evite consumo diário de gorduras;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Pare de fumar;
  • Procure um médico.